Empreendedorismo educacional
Por Fernando Rebouças |
O empreendedorismo educacional, além de guiar a constituição de uma instituição de ensino, como ela se constrói e se posiciona no mercado educacional, coloca-se existente nas redes públicas de ensino como forma na gestão das escolas e no próprio ensino do empreendedorismo aos alunos por meio da Pedagogia Empreendedora.
Um dos idealizadores da Pedagogia Empreendedora é Fernando Dolabela, que define o verbo empreender como a capacidade de gerar novos conhecimentos a partir do domínio de saberes sintetizados nas bases da educação, na linha do aprender a saber, aprender a fazer e aplicar o conhecimento teórico, aprender a conviver e aprender a ser. A escola precisa incentivar o sonho de cada aluno, ampliar a visão de sua realidade e a busca por possibilidades.
Para a melhoria do sistema de educação, o empreendedorismo educacional, a partir de diferentes especialistas e professores, pretende aprimorar a qualidade da educação brasileira, seus métodos e bases, identificando uma melhor inserção tecnológica para aprimorar os instrumentos de aprendizagem.
Com a popularização da tecnologia da informação nas mãos dos estudantes, a pergunta que as escolas buscam responder é como gerir o excesso de informação e conteúdo? Como atualizar o interesse pelo conteúdo de determinados livros didáticos que, tradicionalmente, são atualizados a cada ano ou a cada dois anos, com a inserção de tablets e computadores nas salas de aula? As respostas necessitam de ideias para se tornarem em soluções, e elas estão situadas no contexto do empreendedorismo educacional.
Fontes:
http://www.espacoacademico.com.br/063/63cealuz.htm
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/0/empreendedores-da-educacao-277566-1.asp
“Pedagogia Empreendedora – O Ensino do Empreendedorismo na Educação Básica voltado para o Desenvolvimento
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